FINAL DE SEMANA NO RIO DE JANEIRO

Vista Forte Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Conheço quase nada do Rio de Janeiro, mas já estou apaixonada pela cidade. É mais um lugar que gostaria de morar.

Este post é para quem curte brincar nos blocos carnavalescos. Nós gostamos e foi pensando nisso que aproveitei uma promoção, comprei as passagens aéreas e reservei o hotel com antecedência.

Embarcamos na 6a feira à noite e às 20 h já estávamos em um boteco "pé sujo" em Copacabana.

Hotel no Rio de Janeiro é muito caro, após pesquisa, optamos pelo Ibis Copacabana, que foi excelente. Boa localização, atrás do Copacabana Palace, chique né? Instalações novas, ótimo quarto e bom atendimento.

Ibis Copacabana - Rio de Janeiro
Meu marido adora botecos, confesso que não é minha praia, principalmente porque não costumo beber. Pesquisei alguns botecos e fomos ao Adega Pérola, indicação do Riq do blog Viaje na Viagem.
Adega Pérola - Rua Siqueira Campos, 138 - Copacabana (21) 2255-9425  das 10/1h - fecha domingo.

Adega Pérola - Rio de Janeiro
Há um balcão para você escolher o que quer, e é bem difícil, pois há muitos petiscos.

Experimentamos a sardinha, o polvo, a morcela. Boa parte em pé no balcão até surgir um cantinho em uma mesa. No balcão conversamos com alguns frequentadores que nos sugeriram alguns pedidos.

Um, nos ofertou alho para degustarmos. É uma delícia, não tem gosto e nem cheiro de alho *r*. Um dos donos nos disse que é o alho espanhol. O bar realmente é "pé sujo", pois meus pés ficaram grudados de tão melecado que estava o chão. É impressionante o número de fregueses que compram os petiscos para viagem. É um lugar muito pitoresco, que vale a visita.

Retornando ao assunto hotel, no Ibis o café da manhã é cobrado a parte R$ 16,00 por pessoa, eu acho caro. Saímos cedinho e próximo há padarias nada charmosas, mesmo assim encaramos no balcão um pingado e pão com manteiga na chapa.

Tenho desejo de subir no Cristo, mas final de semana é muito corrido, quem sabe quando estiver no Rio por mais tempo. Por enquanto me contento em observá-lo de longe e agradecer pela oportunidade de estar em uma cidade tão linda.

Sábado com sol, fomos visitar o Forte Duque de Caxias que fica no canto esquerdo da Praia do Leme. Caminhada rápida de 20 minutos até o Forte, depois mais 800 metros de subida e por fim suspirar com um visual encantador. Vale super a pena. A maior parte da trilha é em sombra e fácil. No caminho surgiu um mico e uma linda ave que não sabemos o nome.

Forte Duque de Caxias - Praça Almirante Julio de Noronha, s/n - Leme
Terça-feira a domingo - 9h30 às 16h30
R$ 4,00 inteira / estudantes R$ 2,00

Entrada Forte Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Ave na trilha do Forte Duque de Caxias
O almoço foi no boteco Pavão Azul, chegamos por volta das 12h30 e não havia mesa, mas em 15 minutos sentamos. Enquanto esperávamos, comemos deliciosas pataniscas (bolinhos de bacalhau) .

Os garçons são muito gentis. Pedimos filé de linguado, com arroz , feijão e batatas cozidas, estava simplesmente maravilhoso. Em um boteco, não tem como não conhecer pessoas. Estava ao nosso lado um casal carioca e conversamos muito. Uma viagem fica especial quando conhecemos pessoas.
Pavão Azul - Rua Hilário de Gouveia, 71 - Copacabana  (21) 2236-2381 Dom-Qui, 12-0h, Sex-Sáb, 12-2h

Pavão Azul - Rio de Janeiro
Como não somos de ferro, voltamos para o hotel para descansarmos um pouco, pois à tarde pretendíamos brincar em um  bloco. A intenção era ir para Ipanema, ficou tarde e resolvemos ficar em Copacabana. Na rua,  seguimos a multidão que ia em direção ao Leme. Ficamos encantados de ver as famílias fantasiadas. Brincamos no Bloco Brasil e depois no pequeno Cutucano Atrás. Tudo com muito respeito, brincadeira gostosa, adoramos.

Veja a mulatona que o Re encontrou - Bloco Brasil - Rio de Janeiro
Bloco Brasil - Rio de Janeiro
Bloco Cutucano Atrás
Depois de brincar muito, nós e quase todo o Rio fomos ao Cervantes comer uns sandubas. Havia fila, mas como o atendimento é rápido, surgem as mesas, que aliás são muito próximas.  O  delicioso sanduíche é enorme, só dá para comer com garfo e faca

Restaurante Cervantes - Rio de Janeiro
No domingo, acordamos bem cedo. A ideia era caminhar até Ipanema. No caminho paramos na Cefeína para tomar nosso café da manhã, lugar charmoso, porém nos sentimos assaltados - R$ 21,00 para 2 cafés com leite, sendo 1 grande e 1 pequeno + 2 pequenas baquetes na chapa. Depois do assalto, seguimos pela orla, só admirando a beleza da cidade. Na volta, já em Copacabana, encontramos com o bloco Alegria sem Resseca e com eles seguimos por alguns quarteirões.

Bloco Alegria sem resseca - Rio de Janeiro
Voltamos para o hotel, nos arrumamos e fizemos o check out.
O almoço foi no Restaurante O Peixe Vivo, desta vez com ar condicionado *r*. Excelente comida e atendimento. Já no ritmo de despedida, tomei caipirinha e fiquei  "alegrinha".

Restaurante O Peixe Vivo - Rio de Janeiro

Final de semana maravilhoso na cidade mais do que maravilhosa.